bússola padrão - определение. Что такое bússola padrão
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое bússola padrão - определение

MEDIDA DE DISPERSÃO EM TORNO DA MÉDIA POPULACIONAL DE UMA VARIÁVEL ALEATÓRIA
Desvio-padrão; Desvio Padrão; Erro padrão (estatística)
  • 300x300px
  • O desvio padrão é usado para indicar, com barras de erro, a incerteza do posicionamento do centroide de cada grupo da amostra ao longo da direção indicada pela largura das sépalas.
  • Exemplos de distribuições assimétricas.
  • Exemplos de distribuições mais ou menos achatadas.

Bússola         
  • [[GPS]] com bússola e [[altímetro]]
INSTRUMENTO USADO PARA NAVEGAÇÃO E ORIENTAÇÃO
Bussola; Bússula; Agulha de marear
Bússola Definição ou significado de bússola no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa |acessodata=2021-01-30 |website=Infopédia - Dicionários Porto Editora |lingua=pt}} é um instrumento de navegação e orientação baseado em propriedades magnéticas dos materiais ferromagnéticos e do campo magnético terrestre. A palavra bússola vem do italiano bussola, que significa “pequena caixa” de buxo.
bússola         
  • [[GPS]] com bússola e [[altímetro]]
INSTRUMENTO USADO PARA NAVEGAÇÃO E ORIENTAÇÃO
Bussola; Bússula; Agulha de marear
sf (ital bussola)
1 Fís Instrumento para determinar direções sobre a superfície terrestre, mediante uma agulha magnética livremente suspensa sobre um ponto de apoio, dentro de uma caixa, e cujas pontas estão permanentemente voltadas para os pólos magnéticos da Terra; agulha de marear.
2 Aquilo que serve de guia em assunto ou negócio difícil.
3 Topogr Caixa quadrada em que há uma agulha magnética e uma luneta e serve para medir os ângulos sobre o terreno.
4 Astr Constelação do hemisfério austral
B. aperiódica: bússola em que a força do imã é equilibrada por forças de amortecimento, de modo que a agulha, quando se afasta do seu ponto neutro, volta a ele de maneira suave e sem ultrapassá-lo
B. de declinação: a que indica o ângulo variável de declinação que o meridiano magnético faz com o meridiano terrestre
B. de inclinação: agulha magnética que, movendo-se sobre um eixo horizontal, se inclina mais ou menos para um ou outro pólo, conforme as latitudes
B. marítima: agulha de marear.
Bússola         
  • [[GPS]] com bússola e [[altímetro]]
INSTRUMENTO USADO PARA NAVEGAÇÃO E ORIENTAÇÃO
Bussola; Bússula; Agulha de marear
f.
Caixa, com uma abertura circular, dentro da qual se move uma agulha magnética, collocada horizontalmente na extremidade superior de uma pequena haste vertical, e cuja ponta, oscillando, procura e determina o lado do Norte.
Constellação austral.
Fig.
Aquillo que serve de guia ou que norteia, em assumpto embaraçado.
(It. bossolo)

Википедия

Desvio padrão

Em probabilidade, o desvio padrão ou desvio padrão populacional (comumente representado pela letra grega σ {\displaystyle \sigma } ) é uma medida de dispersão em torno da média populacional de uma variável aleatória. O termo possui também uma acepção específica no campo da estatística, na qual também é chamado de desvio padrão amostral (comumente representado pela letra latina s {\displaystyle s} ) e indica uma medida de dispersão dos dados em torno de média amostral. Um baixo desvio padrão indica que os pontos dos dados tendem a estar próximos da média ou do valor esperado. Um alto desvio padrão indica que os pontos dos dados estão espalhados por uma ampla gama de valores. O desvio padrão populacional ou amostral é a raiz quadrada da variância populacional ou amostral correspondente, de modo a ser uma medida de dispersão que seja um número não negativo e que use a mesma unidade de medida dos dados fornecidos.

Tanto em probabilidade quanto em estatística, o desvio padrão é usado para expressar outros conceitos matemáticos importantes como o coeficiente de correlação, o coeficiente de variação ou a alocação ótima de Neyman, dentre outros. Há também outras medidas de desvio como o desvio médio absoluto, que fornecem propriedades matemáticas diferentes a partir do desvio padrão. O desvio padrão é mais simples, porém mais robusto que o desvio médio absoluto na prática. Além de expressar a variabilidade da população, o desvio padrão comumente é usado para medir a confiança em cálculos estatísticos e geralmente permite sintetizar os resultados de uma experiência repetida várias vezes. Por exemplo, a margem de erro de um conjunto de dados é determinada pelo cálculo do desvio padrão da média ou do desvio padrão populacional inverso da raiz quadrada do tamanho da amostra, se a mesma pesquisa for repetida várias vezes.

Esta derivação do desvio padrão geralmente é chamada de erro padrão da estimativa ou erro padrão da média (em referência à média). O erro padrão da média é calculado a partir do desvio padrão das médias, as quais poderiam ser computadas a partir de uma população se um número infinito de amostras e uma média para cada amostra fossem considerados. A margem de erro de uma pesquisa é calculada a partir do erro padrão da média (produto do desvio padrão populacional e do inverso da raiz quadrada do tamanho da amostra), e cerca do dobro do erro padrão da média é a metade da largura de 95% do intervalo de confiança para a média (populacional).

O desvio padrão é calculado em todas as áreas que usam probabilidade e estatística, em particular biologia, finanças, física e pesquisas em geral. Em ciência, os pesquisadores comumente reportam o desvio padrão dos dados experimentais. Em geral, apenas os efeitos mais de dois desvios padrões distantes do esperado são considerados estatisticamente significativos – por meio de erro aleatório normal ou variação nas medições podem-se distinguir os efeitos prováveis dos efeitos genuínos. Quando apenas uma amostra dos dados da população está disponível, o termo desvio padrão amostral pode referir-se tanto à quantidade mencionada acima quanto a uma quantidade modificada que seja uma estimativa não enviesada do desvio padrão populacional. Quando o desvio padrão populacional não é conhecido, o seu valor é aproximado por meio do desvio padrão amostral.